sábado, 15 de dezembro de 2012

Lomografia

     Bom dia lindos. É tão bom poder postar de novo aqui para vocês. Como eu já falei no post anterior e em milhares de outros dá para perceber que eu sou loucamente apaixonada por fotografias né. Eu adquiri esse amor durante as minhas aulas de fotografia na faculdade. Durante as aulas eu conheci fotógrafos que fazem trabalhos lindíssimos e  isso me inspirou a fazer vários Drink Me de fotografia para vocês, como o de ontem. Mas uma das aulas que mais me deixou intrigada foi uma das últimas, na qual o professor mostrou uma camerazinha fofa, e além de linda essa câmera faz fotografias incríveis. E e não deu outra, me apaixonei. 
     Essas câmeras da qual me refiro são as conhecidas Lomos. 


     Em meio a todo esse revival de fotografias retrô, graças ao instagram e aos novos editores de fotos, a fotografia analógica das Lomos virou febre mundial. 
     As cores e os efeitos da fotografia analógica fazem atualmente uma guerrilha silenciosa. Procure por ela e vai achar em todos os lugares, em perfis de Facebook, tumblr, páginas de Flickr e em todas as redes sociais. As cenas retratadas deixam escapar o segredo dessa moda de inversão tecnológica: a surpresa. É divertido não saber o que virá no envelope do laboratório. (Sim, as lomos são cameras que usam filmes ^^)
com uma Holga 120 GCFN

      A mania é tão grande que a Lomography, fabricante das câmeras que lideram o movimento, vendeu 500 mil produtos em 2010. A empresa surgiu no início dos anos 90, depois que dois amigos descobriram e se encantaram por uma Lomo LC-A, fabricada, na época, por uma empresa de vidros óticos russa. 
     Após importar as câmeras para a Áustria por alguns anos, a dupla conseguiu o direito de fabricá-las, pois a matriz original deixaria de fazê-lo. Foi o pontapé inicial para dezenas de lançamentos inspirados em modelos clássicos, nem todos russos. “A Diana, por exemplo, é inspirada em uma câmera usada por Andy Warhol”, diz Filipa Richter Bocchi, gerente geral da Lomography no Brasil. 

     A empresa decidiu abrir um braço no país depois de ver o sucesso da modalidade entre os brasileiros. “Oito anos atrás já existia um buchicho aqui”, diz Philippe Machado, gerente da loja-galeria que fica no Rio de Janeiro
     Mas por que câmeras com resultados "imperfeitos" caíram nas graças de fotógrafos e amadores? Para o designer argentino Leonardo Uehara, 30, a mudança para o analógico trouxe um novo sopro de interesse pela fotografia. Ele começou a fotografar com Lomos em 2009 e diz ainda se sentir atraído pela imprevisibilidade. “No meu trabalho o processo é completamente inverso: uma imagem se constrói a partir de um conceito definido de antemão”, afirma.
                                                                com uma Lomo LC-A                                                                             com uma Colorsplash 
     Mas se formato e tecnologia manual têm o seu apelo, as distorções são as queridinhas entre as qualidades apontadas por usuários das Lomo. “O que me atraiu no início é o que acho que atrai à maioria das pessoas para a Lomo: basicamente, a capacidade de ‘efeitismo’ que essas fotos têm. Elas são divertidas e podem fazer qualquer indivíduo leigo em fotografia parecer mais artístico”, diz a fotógrafa Charlene Cabral, 29 anos. “Só que esses efeitos rapidamente enjoam, então é quando, na minha opinião, a relação com a Lomo fica mais interessante”.
com uma Diana +
     O espírito de brincadeira é uma das apostas da marca na sua expansão mundial. “A ideia é se comunicar através de uma foto com poucos recursos. É uma câmera para se divertir”, afirma Philippe Machado, da loja do Rio. A prova de que ideia está dando certo é que compartilhar os cliques virtualmente é um gesto intimamente ligado à experiência analógica de usar a Lomo. No Facebook, a comunidade internacional da Lomography tem hoje 475.482 pessoas, e a brasileira, 35.191.  Além da presença na internet, a aura jovem da empresa é reforçada com as festas "pós-praia" oferecidas no espaço carioca.
com uma SuperSampler

     E aí? Empolgou? Gostou e está apaixonado para ter uma lomo? Então dá uma olhada nas dicas para um começo sem tropeços pelo mundo analógico:
CHARLENE CABRAL, 29 anos, fotógrafa (http://www.flickr.com/photos/violetavita/)

* Se fotografar sem flash, dispare apenas com bastante luz. Use, preferência, filmes ISO 400 para garantir que a foto saia e se veja algo. Deve-se ter em conta que a maioria das Lomos são câmeras simples, ou seja, melhor não exigir demais delas.

* Usar filmes Chromo revelados como negativos gera bastantes efeitos de cor e saturação, o que normalmente impressiona quem não está acostumado a essa estética. É linda e eu recomendo.


Fisheye. by Charlene Cabral 

- PHILIPPE MACHADO, 33 anos, fotógrafo e gerente da loja-galeria Lomography, no Rio de Janeiro (http://www.lomography.com.br/homes/philippe_machado)
* No início, mande escanear o filme ao invés de pedir a impressão de todas as fotos. Assim você consegue ver o resultado, postar e escolher as que quiser em papel. Hoje em dia as pessoas estão muito caseiras, fazem fotos dentro de casa e às vezes não sai nada. As câmeras gostam muito de luz e, para qualquer lugar fora do sol, indicamos o uso de flash.


La Sardina /// Filme: Lomography CN 100. by Philippe Machado

- LEONARDO UEHARA, 30 anos, designer e fotógrafo (http://www.flickr.com/photos/leonardouehara e http://leonardouehara.com)
* Acho que o essencial é se divertir. Eu tento manter a curiosidade viva e ser criterioso na hora de escolher o que é interessante. Ainda hoje, pouco mais de um ano depois de ter entrado em cheio na fotografia analógica, resgato duas ou três fotos de um rolo de 36, pois nem tudo o que sai da minha câmera vale a pena.
Holga 135 BC + Wide angle lens /// Fuji Sensia 100, X-pro. Yokohama - Japan. by Leonardo Uehara

     E para quem quer se tornar um lomografo existem 10 regras básicas:

1. Leve sua Lomo sempre com você.
2. Use quando quiser – dia ou noite.
3. A Lomografia não interfere na sua vida, faz parte dela.
4. Fotografe sem olhar no visor.

5. Aproxime-se o máximo possível do objeto lomográfico desejado.
6. Não pense.
7. Seja rápido.
8. Você não precisa saber antecipadamente o que fotografou.
9. Nem depois.
10. Não se preocupe com as regras.
com uma SuperSampler

     Eu ainda, infelizmente, não tenho uma lomo, mas com certeza a minha já está a caminho. Eu já até escolhi qual eu quero como minha "primeira lomo", o problema vai ser escolher a cor haha. Só sei que eu quero todos os modelos. 
     E por hoje é isso lindos. Espero que tenham gostado do post. Sei que para muitos não deve ser novidade, mas eu queria muito fazer esse post, e já tem tempo. 
     Beijo grande e....

Nenhum comentário:

Postar um comentário