domingo, 26 de dezembro de 2010

Império Bizantino


O Império Bizantino inicialmente conhecido como Império Romano do Oriente sucedeu o Império Romano. Sob a perspectiva ocidental, não é errado inserir o Império Bizantino no estudo da Idade Média, mas, a rigor, ele viveu uma extensão da Idade Antiga.


Vestuário

            Na indumentária havia uma grande aproximação entre as roupas civis e religiosas. A seda foi desenvolvida, não precisando importá-la da Índia e China. Normalmente usada pelos altos funcionários da corte e os mais suntuosos eram de uso da família imperial, que ainda bordavam com fios de ouro e prata, pérolas e pedras preciosas. A lã, o algodão e o linho também faziam parte da indumentária de Bizâncio.



             Com referências romanas, persas e árabes, Bizâncio também influenciou a indumentária da Europa Ocidental. As cores eram muito presentes, assim como o uso de bordados com cenas religiosas, motivos florais e animais. Tinha como principal característica o fato de esconder o corpo, claramente evidenciado pelas formas amplas, mas era claro também a sua função quanto um diferenciador social. Os dois sexos vestiam túnicas em seda com aplicação de pérolas e pedras.


            A túnica era um artigo básico do vestuário bizantino. O comprimento variava dos tornozelos ates o joelho e eram presas por um cinto fino ou pelo superhumeral que era uma pala ornamentada. Homens e mulheres usavam túnicas fechadas, longas ou curtas com mantos sobrepostos longos e volumosos. A manga possui comprimentos variados de acordo com a classe do usuário e condições. A túnica das mulheres desenvolveu-se num vestido que era firmemente atado na parte superior do corpo.
            


 Um dos principais tecidos era o linho, um tipo de linho felpudo, semelhante à lã. A Seda também era usada nas vestimentas. As túnicas eram tecidas individualmente e grande parte das decorações eram feitas no tear. 

 

As cores mais encontradas nos ornamentos decorativos são as seguintes: naturais, acobreados, marrom escuro e claro, amarelo, ouro, rosa, vermelho, luz, azul escuro, azul cobalto, aqua, verde escuro e claro, amarelo esverdeado, laranja, coral, roxo e preto.


 

             Os bizantinos da classe alta vestiam túnicas bem decoradas, feitas de seda e fios de ouro e usavam pérolas e pedras preciosas como ornamentação. Já as pessoas de classes mais baixas usavam túnicas simples. No começo imperadores e pessoas da corte usavam uma manta sobre as túnicas, posteriormente passaram a usar longos tecidos em volta do pescoço como um cachecol. Os nobres usavam longas e firmes meia-calças. E os homens passaram a usar mangas por baixo de suas túnicas.



              As barras das mangas, bainha e abertura de pescoço eram altamente decoradas com bordados e pedras preciosas. As pérolas delineavam os principais trechos da decoração. Outro acessório são as famosas jóias bizantinas repletas de ouro e pedras preciosas.





 

         As capas possuíam formatos semicircular sendo o manto um dos mais populares. O comprimento pendia acerca da coxa e era presa de forma diagonal no ombro direito. O tablion era uma barra decorativa por vezes utilizada para mostrar a posição social. Cada elemento da capa é debruado com pérolas e bordados em ouro.


             Os calçados eram fechados, de couro, ou sandálias simples. Os sapatos eram feitos de tecido decorado com ricos bordados. Sendo marca do imperador os sapatos de cor vermelha, ricamente decorado.



Houve muito poucos estilos de chapéu para os homens. Turbantes de influência oriental, pequenos chapéus em forma de pirâmide.



Vestimenta:

* Homens e mulheres usavam túnicas fechadas, longas ou curtas com mantos sobrepostos longos e volumosos;
* Veste dalmática (romanos) com barras verticais exageradamente adornadas;
* Mulheres usavam véus para cobrir a cabeça;
* Decotes normalmente eram altos;
* Pregas rígidas;
* Tablion: manto como um retângulo, ricamente ornamentado;
* O rei usava coroa;
* Calçados fechados, de couro ou sandálias simples;
* Bracae: calça masculina justa;
* Cores: dourado, roxo, vermelho, marrom, azul marinho, preto e branco;
 
 


Moda Atual

            As roupas, a arte, a cultura bizantina influenciam muito algumas grifes atuais. Como por exemplo a Chloé. No desfile primavera/verão 2007 ela utilizou como referência o bordado.

 
Alexander McQueen era um grande admirador dessa época. Na sua coleção outono/inverno 2007 ele usou como referência a cruz bizantina, um dos grandes símbolos desse período e a sobreposição.


Sua ultima coleção também foi inspirada em Bizâncio, como já foi mostrada aqui em algum dos posts anteriores.

 
Deliciem-se!!

Um comentário: